sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Embasa divulga edital de concurso para 2.270 vagas para interior e capital

A Embasa publica nesta sexta-feira (30) o edital para provimento de 2.270 vagas através de concurso público. São 367 vagas para nível superior, 283 para nível técnico e 1.620 vagas para nível médio, distribuídas nas unidades da empresa da capital, Região Metropolitana de Salvador (RMS) e interior. As inscrições podem ser feitas de 13 de novembro a 8 de dezembro deste ano, por meio do site da Cespe/UnB.
As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, serão realizadas em 24 de janeiro de 2010 para todos os candidatos às vagas descritas no edital. A avaliação de títulos contará como pontos na classificação dos candidatos de nível superior. Provas prática e de esforço físico terão caráter eliminatório para algumas funções de ensino médio.
Os candidatos às vagas de nível superior devem ter formação em Direito, Administração de Empresas, várias áreas da Engenharia, Economia, Contabilidade, Comunicação Social (Relações Públicas e Jornalismo), Design Gráfico, Biologia, Química, Análise de Sistemas, Arquitetura, Serviço Social, Enfermagem do Trabalho, Medicina do Trabalho, Arqueologia e Ciências Sociais.
Para os cargos de nível técnico exige-se formação nas áreas de Contabilidade, Automação e Controle Industrial, Edificações, Eletromecânica, Eletrotécnica, Eletrônica, Enfermagem do Trabalho, Segurança do Trabalho, Manutenção Veicular, Meio Ambiente, Programação e Suporte de TI, Química e Saneamento.
Os candidatos que concluíram o ensino médio podem concorrer a vagas para as funções de agente de manutenção, agente de medição, assistente de informática, assistente de laboratório, assistente de serviço administrativo, desenhista, eletricista, mecânico, monitor de obras e serviços, operador de processo de água e esgoto e operador de equipamentos pesados.
O valor da inscrição é de R$ 40, para os cargos de nível médio, R$ 60, para os de nível técnico, e R$ 90, para as funções de nível superior. O pagamento deve ser feito até 10 de dezembro.
Fonte: http://www.tribunadaconquista.com.br/v1/2009/10/

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Como descobrir, tirar ou criar o número de Inscrição do Trabalhador NIT pela Internet

Inúmeras pessoas no Brasil, nunca trabalharam com carteira assinada, ou seja, não contribuíram com a previdência e consequentemente não estão cadastrados no plataforma de dados do Programa de Integração Social (PIS), Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) da previdência social, órgão responsável por catalogar estes dados das pessoas cadastradas, já as pessoas que não estão enquadradas neste cenário deve criar o Número de Inscrição do Trabalhador - NIT.
Ao cadastrar-se na Previdência Social você terá a segurança de participar da maior e mais antiga seguradora do trabalhador brasileiro, assim como a maior distribuidora de renda do País.
A inscrição é o ato pelo qual o cidadão é cadastrado no Regime Geral de Previdência Social, para a sua identificação pessoal, atribuindo-lhe o Número de Inscrição do Trabalhador - NIT.
Esse serviço permite que o contribuinte, que não possui PIS/PASEP ou NIT, faça sua própria inscrição junto à Previdência Social, a Seguradora do Trabalhador Brasileiro.
Para isso, será necessário que você tenha em mãos um documento identificador, ou seja:
• Carteira de Identidade, ou Certidão de nascimento/casamento, ou
• Carteira de Trabalho e Previdência Social (obrigatório para Empregado Doméstico).
• CPF obrigatório.
A forma mais simples é entrar NESTE LINK do site do Ministério da Previdência Social e preencher o campos como se fosse criar um novo NIT. Após preencher ele irá gerar um novo PIS/PASEP/NIT ou informar o antigo caso ele já exista.

sábado, 24 de outubro de 2009

CINCO FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER X CIRQUE DU SOLEIL

Cinco forças de Porter
O modelo das Cinco Forças de Porter foi concebido por Michael Porter em 1979 e destina-se à análise da competição entre empresas. Considera cinco factores, as "forças" competitivas, que devem ser estudados para que se possa desenvolver uma estratégia empresarial eficiente. Porter refere-se a essas forças como microambiente, em contraste com o termo mais geral macroambiente. Utilizam dessas forças em uma empresa que afeta a sua capacidade para servir os seus clientes e obter lucros. Uma mudança em qualquer uma das forças normalmente requer uma nova pesquisa (análise) para re-avaliar o mercado.
Porter avalia que a estratégia competitiva de uma empresa deve aparecer a partir da abrangência das regras da concorrência que definem a atratividade de uma indústria

Cirque du Soleil
Não importa para onde você olhe, o Cirque du Soleil é um grande sucesso. Em pouco mais de 20 anos ( a Companhia foi criada em 1984), conquistou uma posição única na indústria do entretenimento, visitou cidades em todo o mundo e recebeu críticas espetaculares. O Cirque também está muito bem financeiramente: seus ganhos estão estimados em US$ 1 bilhão, as vendas anuais de ingressos ultrapassaram US$ 450 milhões, e mais de 40 milhões de pessoas ao redor do mundo já assistiram a pelo menos um de seus espetáculos.
Cirque Du Soleil é mais que um circo é um espetáculo, e por está muitos anos luz a frente concorrentes dos não permite qualquer possibilidade de ameaças dos mesmos, já que é insuperável em suas apresentações e estratégicas.
As cinco forças competitivas de Porter, Cadeia de valor e Estratégias Genéricas, aplicadas ao Cirque Du Soleil, fazem deste circo um exemplo de inovação no âmbito de entretenimento.

Poder Negocial dos clientes
Pelo que se percebe neste circo o poder de barganha dos clientes inexiste, pois o fato de serem únicos e toda sua inovação tem como foco sempre o cliente justamente por está na vanguarda do seu mercado e não existir outro concorrente a sua altura no mesmo ramo os clientes não conseguem aderir a outros fornecedores de entretenimento, isto o coloca no topo e obtendo extrema vantagem competitiva.
Ameaça de produtos substitutos
O circo citado é muito dinâmico com uma metodologia impar e praticamente insubstituível, o mesmo está na vanguarda do seu mercado, sempre criando, re-criando e gestando novos espetáculos (apresentações). Em cada nova temporada desvelando novos conceitos, com isto pode-se compará-lo as grandes organizações que quando percebem que seu produto está ficando obsoleto o modificam desenvolvendo outro produto mais adequado.

Ameaças de novos entrantes
Este ramo ao qual o Cirque Du Soleil esta inserido é muito fechado e ainda mais então com o estilo impresso pelo Soleil torna este mercado praticamente impossível nos próximos anos para surgir algum competidor, pois seu estilo e qualidade são singulares e inovadores, cortinando qualquer possibilidade de novos concorrentes neste mercado de shows e entretenimento.
Para um novo entrante tentar persuadir a clientela do Circue Du Solei deve investir muito em pesquisas e tendências, pois como sabemos existe um forte relacionamento entre circo e cliente, os neófitos teriam ainda que criar algo extremamente sustentável, já que vão recriar laços com estes jovens parceiros.

Poder Negocial dos fornecedores
O entretenimento sempre proporcionou lucros e benesse e poder antever os horizontes e futuras demandas, faz do Soleil um forte parceiro para qualquer organização, pois o mesmo está sempre no ápice das tendências e tê-lo na carteira de parceiros é muito relevante para qualquer empresa, assim cria-se um vínculo afetivo reduzindo alguma compressão nos seus espetáculos, que são sempre diferenciados, isto permite formar um círculo sempre forte.

CADEIA DE VALOR E ESTRATÉGIA GENÉRICAS

Pelo que se percebe neste circo não há nenhuma possibilidade de qualquer concorrente entrar neste negócio, justamente por ser muito especifico não existe nenhum outro a sua altura e esta organização tem um privilégio exclusivo, logo a mesmo cria então uma estratégia diferenciada das demais, isto só existe por serem extremamente criativos no que fazem.
O Circo opta por um preço mais alto, pois são os melhores em qualidade, produtos e serviços diferentes e isto garante lucratividade e os melhores clientes
Assim como muitas outras empresas o Cirque Du Soleil terceiriza as atividades que não são fins da sua origem, com isso sua cadeia de valor é sempre eficiente, assim o nível das especialidades do circo são sempre as melhores, pois há um esforço nesta presteza e assim mantém seu gigante poderio financeiro e sua clientela no ápice.
O circo citado é um case de extrema relevância para qualquer empresa ou profissionais que queiram desenvolver-se e manter-se no mercado, pois nos dias atuais deve-se buscar sempre a inovação em todos os sentidos.