sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

RESPOSTAS PARA OS CASES: A MAIS NOVA REPRESENTANTE DA AVON E AIBO: PROCURANDO UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO?

CASE – A MAIS NOVA REPRESENTANTE DA AVON

1- Os principais representantes no microambiente são: os distribuidores e os revendedores, ou seja, os representantes de fabricantes e todos os que facilitam a busca de clientes e as vendas, uma vez que as vendas diretas representadas pelas donas de casa foi uma mola propulsora para a fase de desenvolvimento inicial da Avon criando assim um elo forte entre as vendedoras x clientes x empresa.

FORÇAS DO MACROAMBIENTE
Ambiente demográfico: as concorrentes Amway, Mary Kay Cosmetics e a Tupperware possibilitaram um aumento na mobilidade da população norte americana permitindo um maior deslocamento entre vendedores e clientes;
Ambiente demográfico/econômico: clientes com idade média de 45 anos e uma renda familiar anual inferior a 30mil dólares. A Avon ainda cortou comissão e incentivos de vendas e demitiu muitos executivos.
Ambiente político-legal: proibição do governo chinês das vendas diretas da Avon em seu país, além de boatos que a Avon estaria comercializando produtos de qualidade inferior e com preços baixos, e ainda coibia as reuniões de vendas para as possíveis sociedades secretas onde era vendidos produtos contrabandeados e falsificados.

MACROAMBIENTAIS
Preocupação com as diversas facetas políticas de cada país para aceitação de novos produtos; poder aquisitivo da população e os meios de transportes para maior escoamento dos produtos, e preocupação sobre a aceitação do produto em determinadas regiões.


MICROAMBIENTAIS
Preocupação com as rotatividades já que freqüentemente é alta e os revendedores possuem outras atividades durante o dia e não se dedicam, vindo a culminar em uma falta de compromisso com os reais interesses da empresa, e não possuem um treinamento formal para desempenhar suas funções.

3 - A China por ser um país comunista não está aberta a novos entrantes; caso os novos produtos sejam concorrentes dos produtos chineses a proibição ainda será maior, pois os produtos oriundos dos países capitalistas em geral irão gerar renda para os países do ocidente em detrimento da economia chinesa. No entanto, a Avon deveria adequar-se a cultura local criando empresas in loco com o objetivo de estudar o mercado e gerar renda para a população, além de fornecer treinamentos personalizados de acordo com a realidade local, bem como seus produtos (Barbie Chinesa) e cosméticos com nomes chineses, além de adequação aos modais de transportes daquele país.

AIBO: PROCURANDO UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO?

1 - Na divulgação da Aibo a propaganda poderia ter deixado de lado a parte da frase que diz: “não e necessário levá-lo para passear”, e isso pode ser uma necessidade de alguém que, por exemplo, leia a propaganda não tenha acesso a mais informações, porém tenha condições de obter um robô. O Aibo também pode expressar seu comportamento e ao mesmo tempo tocar uma música que expresse seu comportamento e o dono não gostar da música. Outro fator negativo que afeta a Aibo é ele não possuir mecanismos de resposta. O cachorrinho Aibo só é vendido em uma loja virtual e o preço relativamente caro. Uma pessoa que não tem como cuidar de um cachorro de verdade e/ou mora sozinha com certeza vai adquirir um Aibo. Já o Wubot dificulta o relacionamento dele com seu dono devido a sua linguagem extraterrestre e como ele responde ao seu dono por sentimentos e quando não está feliz não se comporta, ele pode ser perigoso para crianças e o formato dele também pode influenciar no desejo de compra de uma pessoa.

2 - Primeiramente, este objeto será vendido a pessoas que não tenham a cultura de fazer compras pela internet, ainda assim pelo motivo do mesmo pertencer a um site que possa não transmitir confiança. Este segmento de mercadoria seria pouco vendido no Brasil se comparado ao EUA e China por exemplo. O Brasil ainda não tem a cultura de obter robôs podendo levar em consideração a isso o quesito “valor”.

3 - Certamente, se um americano que tem a aproximação com este produto vai ter facilidade em aceita-lo, porém se o mesmo estiver morando em Feira de Santana os hábitos, os costumes, a vivência com grupos da cidade influenciará em suas decisões, assim os grupos serão referência nas escolhas do americano e “afetará” as vendas dos robôs em geral e os de estimação. A cidade ainda tem a característica de morar em casas e podem criar animais de verdade, já em Salvador talvez pudesse ter mais aceitabilidade por ter apartamentos e alguns podem ser proibidos devido a não aceitação de convívio com animais domésticos.

4 - O desejo de ter um animal, a satisfação das filhas aliado a facilidade que um robô traria no que diz respeito a manutenção, limpeza da casa, riscos de saúde, custos com veterinário, tempo gasto para vacinação do animal entre outras obrigações atribuídas à um cachorro de verdade leva - se em consideração também o fator do “status” de ter um robô cachorro em casa.

5 - A venda da Aibo pela internet a um local que tenha essa cultura de compra seria mais fácil. Se um consumidor feirense que não tem o costume de fazer compras online, e sim ir ao comércio e souber que a Sony disponibiliza seus produtos nas lojas podem desconfiar e pode algumas pessoas não acreditar no site. Ao mesmo tempo outros lugares têm o hábito desse tipo de compra devido à facilidade e associado ao fator cultural. Mas, acreditamos que essa estratégia foi inteligente, pois dessa forma fica mais difícil a concorrência vê a saída dos produtos pela loja entre outros fatores. O prejudicial é só em relação a outras localidades que tem o hábito diferente.

Fonte: As respostas para esses cases foram feitas pelos pós-graduandos em GESTÃO ESTRATÉGICA DE COMUNICAÇÃO E NEGÓCIOS, CLEITON DOS SANTOS E PATRÍCIA LIMA DE BRITO

sábado, 9 de janeiro de 2010

TOP OF MIND DO JORNAL FOLHA

Saiu no dia 28/10 o resultado do Prêmio Folha Top of Mind 2009 com as marcas mais lembradas do Brasil. A pesquisa é feita anualmente (há 19 anos) pelo Datafolha em 160 cidades, com mais de 5.600 entrevistados.

Confira a lista dos mais lembrados:


Categorias Especiais

Top do Top: Coca-Cola, Omo e Nike (A marca mais lembrada pelo consumidor, independentemente da categoria)

Top Performance: Skol (A marca que mais se destacou em relação ao último ano)

Top Consumidor A: Brastemp (A marca mais lembrada pelas pessoas de maior poder aquisitivo)

Top Popular: Kibon (A marca mais lembrada pelos consumidores da Classe C)

Top Família: Arno (A marca mais lembrada pelas pessoas casadas com filhos até 21 anos)

Top Meio Ambiente: Ypê (Marca mais lembrada por sua atuação na preservação do meio ambiente)

Top Feminino: Seda (A marca mais lembrada pelas mulheres)

Top Masculino: Pirelli (A marca mais lembrada pelos homens)

Top Região Sudeste: Casas Bahia

Top Região Sul: Doriana

Top Região Nordeste: Primor

Top Região Centro-Oeste: Mabel


Categorias de Produtos e Serviços

Adoçante: Zero-Cal
Aparelho Celular: Nokia
Aparelho de TV: Philips
Aspirador de Pó: Arno
Azeite de Oliva: Gallo
Banco: Banco do Brasil
Biscoito: Nestlé
Caderneta de Poupança: Caixa Econômica Federal
Caminhão: Mercedes-Benz
Carro: Volkswagen
Cartão de Crédito: Visa
Cerveja: Skol
Companhia Aérea: TAM
Chocolate: Nestlé
Combustível: Petrobras
Computador e Acessórios: LG e Samsung
Desodorante: Rexona
Fogão: Dako
Geladeira: Cônsul
Leite: Parmalat
Liquidificador: Arno
Loja de Móveis e Eletrodomésticos: Casas Bahia
Loja de Roupas: C&A
Maionese: Hellmann's
Máquina de Lavar Roupas: Brastemp
Margarina: Qually
Moto: Honda
Operadora de Celular: Vivo
Pasta de Dente: Colgate
Plano de Saúde: Unimed
Pneu: Pirelli
Ração Animal: Pedigree
Refrigerante: Coca-Cola
Sabão em Pó: Omo
Sabonete: Lux
Seguro: Bradesco Seguros e Previdência e Porto Seguro
Sorvete: Kibon
Supermercado: Carrefour e Extra
Tinta de Parede: Suvinil
Xampu: Seda