quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Análise Filmica: O júri



Um jovem executivo é assassinado juntamente com outras 10 pessoas, vítimas de um ex-funcionário da empresa, portador de uma pistola automática fabricada pela própria empresa ao qual o mesmo matou os colegas. Isso dá margem a que a viúva entre na justiça contra a indústria de armas, que após considerar que a grande empresa é a culpada pela morte de seu marido, ela decide adentrar com um petição na justiça, requerendo uma indenização pela morte do executivo.
Para defendê-la a mesma contrata o advogado Wendell Rohr, um experiente advogado que busca derrotar a indústria das armas, que por sua vez nunca perdeu um julgamento.
Do outro lado está Fitch, que é um especialista em escolher jurados que o favoreça. Para ter certeza que seu lado irá vencer, Fitch usa de todos os meios legais e ilegais: invade a casa dos jurados, grampeandos seus telefonemas, investiga seus passados, Fitch tem à sua disposição toda uma equipe de investigadores. Eles analisam o perfil psicológico de cada um dos jurados. A turma do Fitch estuda cada aspecto envolvido no julgamento. Se for necessário usar e suborno, esses ingredientes serão adicionados ao esquema.
Quando tudo parecia correr bem para a indústria bélica, surge Nicholas Easter, que após conseguir ser selecionado para o júri mostra um poder de persuasão capaz de influenciar o julgamento. E é justamente por isso irá dar a vitória para o lado que pagar o que está pedindo, cerca de US$ 10 milhões. Que influenciará no veredito final. Nicholas e sua namorada, Marlee, irão persuadir o júri para o lado da indústria de armas ou para o lado da viúva, dependendo de qual dos lados pagar mais.
Além da indenização milionária que a indústria bélica pode vir a pagar, ainda existem dois grandes problemas que tornam o julgamento tão importante. Em primeiro lugar, a opinião pública, que pode ser afetada negativamente em caso de condenação. Em segundo lugar, a criação de um precedente perigoso nos Tribunais norte-americano, permitindo que várias outras famílias possam também demandar judicialmente contra a indústria armamentista, gerando uma avalanche de novos pedidos de indenização.
A história é ótima, faz quem está assistindo pensar pra entender a trama, extremamente interessante são as cenas e também todo o processo de escolhas dos jurados,a  única coisa que fica meio estranho é saber que os jurados podem sair facilmente dos lugares onde estão sendo vigiados durante o andamento do julgamento isso que ficou meio estranho, toda segurança, mas eles conseguiam até sair e fazer muitas coisas e "ninguém" ficava sabendo.
Para convencer Fitch e Rohr, Easter conta com a ajuda de Marlee, que fica com a responsabilidade de provar para as partes que estão falando sério.
O Júri é um drama de tribunal. A história mostra fraudes que marcam um julgamento com júri popular nos Estados Unidos, revelando detalhes poucos conhecidos do grande público, como a manipulação de jurados e a compra de veredictos.
Ao final do filme o fabricante de armas perde, porém os graças ao Easter e Marlee que conseguem persuadir Fitch a pagar US$ 10 milhões e após receber a quantia induz o júri a votar na condenação do fabricante.

Atividade desenvolvida durante a disciplina Planejamento Estratégico de Comunicação, pós-graduação em Especialista em Gestão Estratégica de Comunicação e Negócios.
Texto criado por Cleiton dos Santos, Bacharel em Administração de Empresas e Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Comunicação e Negócios, pela Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana – UNEF

Análise Filmica: Obrigado por fumar


No começo do filme tem se um programa de auditório onde diversas pessoas dos mais diversos setores da sociedade são convidados para debaterem o tema do cigarro na sociedade norte-americana, e seus efeitos, e ao se apresentarem todos recebem aplausos, apenas o lobista (profissional que representa os interesses de uma entidade e influencia outras) não recebe aplausos.
O filme obrigado por fumar demonstra como as grandes empresas de tabaco dos Estados Unidos, tentam convencer a opinião pública a respeito dos efeitos do cigarro nos seres humanos, as corporações têm como porta-voz Nick Naylor um lobista que transmite calma e muita confiança para as pessoas é um profissional extremamente negociador e persuasivo, que a ganha a vida desta forma defendendo os direitos dos fumantes naquele país.
O porta-voz da indústria de cigarros tem um grande rival um senador que anseia ver nas embalagens dos cigarros, que os mesmos são venenosos e extremamente prejudiciais a saúde de quem os fuma, Nick maneja dados sobre cigarros em TVs, com a idéia de que na democracia do consumo, afinal, ninguém força ninguém a comprar nada, assim usa esta teoria principalmente nos programas de entrevista. Ainda junto a um grande empresário do setor pretende usar imagens subliminar dos grandes atores de Hollywood nos cinemas aparecendo sempre fumando e demonstrando sempre jovialidade.
O grande porta-voz da indústria tabaqueira envolve-se rapidamente com uma bela jornalista sendo envolvido pela mesma no rápido romance o mesmo acaba discorrendo que na verdade trabalha apenas para pagar as dividas da hipoteca e cuidar do seu filho, assim com esta informação em mãos e ela acaba redigindo no jornal onde trabalha e a imprensa e a sociedade acaba sabendo da verdadeira idéia do lobista.
O filme demonstra o círculo da indústria da manipulação pública e a sociedade civil, nos EUA, a briga é desleal, pois o lobista exerce tão bem a sua profissão que consegue calar a boca de um velho senhor canceroso com um milhão de dólares para que o mesmo não reclame na imprensa, nesta briga o lobista acaba rapidamente seqüestrado a mando do senador, Nick fica completamente sedado por adesivos de nicotina, mas ao se acidentar é surpreendido pelos médicos ao dizerem que o lobista se saiu bem graças a nicotina armazenada no seu corpo, pelo fato dele ser usuário de cigarros, mas na verdade foram os adesivos que o salvaram do ataque do coração.
É um filme satírico e ao mesmo tempo real, pois brinca com um caso sério e real que são as vitimas dos efeitos causados pelo uso do fumo nos EUA, muito valioso e atual, pois se tem uma forte batalha nos tribunais sobre este tema.
 
Atividade desenvolvida durante a disciplina Planejamento Estratégico de Comunicação, pós-graduação em Especialista em Gestão Estratégica de Comunicação e Negócios.

Texto criado por Cleiton dos Santos, Bacharel em Administração de Empresas e Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Comunicação e Negócios, pela Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana – UNEF.