quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Análise Filmica: Obrigado por fumar


No começo do filme tem se um programa de auditório onde diversas pessoas dos mais diversos setores da sociedade são convidados para debaterem o tema do cigarro na sociedade norte-americana, e seus efeitos, e ao se apresentarem todos recebem aplausos, apenas o lobista (profissional que representa os interesses de uma entidade e influencia outras) não recebe aplausos.
O filme obrigado por fumar demonstra como as grandes empresas de tabaco dos Estados Unidos, tentam convencer a opinião pública a respeito dos efeitos do cigarro nos seres humanos, as corporações têm como porta-voz Nick Naylor um lobista que transmite calma e muita confiança para as pessoas é um profissional extremamente negociador e persuasivo, que a ganha a vida desta forma defendendo os direitos dos fumantes naquele país.
O porta-voz da indústria de cigarros tem um grande rival um senador que anseia ver nas embalagens dos cigarros, que os mesmos são venenosos e extremamente prejudiciais a saúde de quem os fuma, Nick maneja dados sobre cigarros em TVs, com a idéia de que na democracia do consumo, afinal, ninguém força ninguém a comprar nada, assim usa esta teoria principalmente nos programas de entrevista. Ainda junto a um grande empresário do setor pretende usar imagens subliminar dos grandes atores de Hollywood nos cinemas aparecendo sempre fumando e demonstrando sempre jovialidade.
O grande porta-voz da indústria tabaqueira envolve-se rapidamente com uma bela jornalista sendo envolvido pela mesma no rápido romance o mesmo acaba discorrendo que na verdade trabalha apenas para pagar as dividas da hipoteca e cuidar do seu filho, assim com esta informação em mãos e ela acaba redigindo no jornal onde trabalha e a imprensa e a sociedade acaba sabendo da verdadeira idéia do lobista.
O filme demonstra o círculo da indústria da manipulação pública e a sociedade civil, nos EUA, a briga é desleal, pois o lobista exerce tão bem a sua profissão que consegue calar a boca de um velho senhor canceroso com um milhão de dólares para que o mesmo não reclame na imprensa, nesta briga o lobista acaba rapidamente seqüestrado a mando do senador, Nick fica completamente sedado por adesivos de nicotina, mas ao se acidentar é surpreendido pelos médicos ao dizerem que o lobista se saiu bem graças a nicotina armazenada no seu corpo, pelo fato dele ser usuário de cigarros, mas na verdade foram os adesivos que o salvaram do ataque do coração.
É um filme satírico e ao mesmo tempo real, pois brinca com um caso sério e real que são as vitimas dos efeitos causados pelo uso do fumo nos EUA, muito valioso e atual, pois se tem uma forte batalha nos tribunais sobre este tema.
 
Atividade desenvolvida durante a disciplina Planejamento Estratégico de Comunicação, pós-graduação em Especialista em Gestão Estratégica de Comunicação e Negócios.

Texto criado por Cleiton dos Santos, Bacharel em Administração de Empresas e Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Comunicação e Negócios, pela Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana – UNEF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário