segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

CICLOMOTORES 50CC; EMPLACAMENTO E HABILITAÇÃO UM DILEMA.




Você sabe o que é um ciclomotor? Não, pois é você pode estar montado em um e não sabe, conheça os fabricantes e modelos mais populares de motos com 50cc no Brasil.

Fabricante Traxx Motos, modelo Star 50;

Fabricante Jonny Motorcycles, modelo Hype 50;
Fabricante Jonny Motorcycles, modelo Jonny 50;
Fabricante Shineray, modelo WY 50 Q;
Fabricante Shineray, modelo Phoenix XY 50Q;
Fabricante Marva, modelo UFO50.

Quer comprar um ciclomotor? Mas logo vem à dúvida emplacamento é obrigatório? Posso ou não usar carteira de habilitação?
Pois é se você pensa que os ciclomotores não necessitam de habilitação ou emplacamento errou feio. Segundo o CÓDIGO BRASILEIRO DE TRANSITO, ciclomotores são veículos de duas ou mais rodas, com um motor de combustão interna, e sua cilindrada não exceda a cinquenta centímetros cúbicos (3,05 polegadas cúbicas) e cuja velocidade máxima não exceda a cinquenta quilômetros por hora.
O mais interessante de tudo é que quando chegamos numa revenda, os vendedores nos passam a informação de que não necessitam de nada a mais para usarmos os ciclomotores é a tal conversa de vendedor, pois fique atento e não caia nesta, isto pode trazer transtornos a você, pois se um determinado guarda de trânsito pará-lo e você não estiver de acordo com as normas você poderá ter alguns problemas, com ser multado ou mesmo seu ciclomotor ser apreendido e levado para o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) mais próximo.
A vantagem dos ciclomotores é que eles são muito acessíveis, ou seja, baratos e assim são mais atraentes ao nosso bolso, além do baixo custo com combustível, e então não precisamos utilizar transporte coletivo, táxi motoboy (mototáxi) por exemplo.
Vamos então à lei que nos dá embasamento sobre os ciclomotores, segundo a lei federal 9.503/97 do CÓDIGO BRASILEIRO DE TRANSITO, considera os ciclomotores como sendo automotores, veja as principais exigências:
O proprietário deverá ter uma autorização do DETRAN para utilizar este tipo de veiculo é a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC), as pessoas interessadas devem ser maiores de 18 anos,  ser penalmente imputável; saber ler e escrever; possuir documento de identidade; possuir Cadastro de Pessoa Física – CPF, e não é somente ir ao DETRAN e solicitar você deve seguir os mesmos passos de habilitação normal, veja o que é necessário: O processo de habilitação do condutor de que trata o caput deste artigo, após o devido cadastramento dos dados informativos do candidato no Registro Nacional de Condutores Habilitados – RENACH, deverá realizar Avaliação Psicológica, Exame de Aptidão Física e Mental, Curso Teórico-técnico, Exame Teórico-técnico, Curso de Prática de Direção Veicular e
Exame de Pratica de Direção Veicular, nesta ordem.
A lei exige que este veículo tenha registro, seja licenciado e emplacado, o mais interessante que muitos não sabem os ciclomotores tem uma seqüência de equipamentos considerados como obrigatórios como estes listados: farol, setas, retrovisores, pneus em condições de segurança, buzina entre outros conforme Res. 14/98 do CONTRAN.
Custo aproximadamente que gastamos para emplacamento de uma motocicleta, 2% do valor da moto de IPVA, vai gastar em torno de R$ 250,00 de seguro obrigatório, outros  R$ 90,00 de emplacamento e uns R$ 50,00  de licenciamento anual. Pode variar um pouco porque você paga pro-rata anual, 50 x 9/12 avos do licenciamento, por exemplo. a depender do estado, o IPVA pode ser parcelado.

ALGUMAS INFRAÇÕES MAIS COMUNS COMETIDAS POR CONDUTORES DE CICLOMOTORES:
RODAR EM RODOVIAS
CONDUZIR VEÍCULO SEM HABILITAÇÃO (ACC ou CNH cat “A”);
CONDUZIR VEÍCULO SEM REGISTRO OU NÃO LICENCIADO;
SEM CAPACETE DE SEGURANÇA OU CAPACETE SEM VISEIRA;
DEFEITO OU INOPERÂNCIA DO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO;
DEFEITO OU FALTA DE EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS;
TRANSPORTANDO CRIANÇA MENOR DE 07 ANOS;
PASSAGEIRO SEM CAPACETE;
FARÓIS APAGADOS E
SEM AS PLACAS.


Texto criado por Cleiton dos Santos, Bacharel em Administração de Empresas e Pós-Graduando em Gestão Estratégica de Comunicação e Negócios, pela Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana – UNEF( 2009 / 2010).

58 comentários:

  1. muito interessante seu comentario, porem queria pergunta-lo uma coisa. resa o codigo de transito brasileiro que fica a cargo dos municipios o registro e emplacamento dos ciclomotores, porem a maioria dos municipios naum possuem secretaria de transito conveniada com do DETRAN. Entaum como algum agente de transito pode cobrar o licenciamento de um veiculo sendo que os municipios não o fazem. se tiver como entrar em contato comigo atravez do email ferreira_pn@yahoo.com.br, agradeceria, pois estou bastante interessado neste assunto.
    desde ja agradeço

    att

    Daniel Ferreira Vidal

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  2. como Daniel Ferreira Vidal comentou, eu gostara de Saber se em Feira de Santana existe o convenio da Secretaria de transito com o DETRAN, pois fiz recentemente 17 anos, e sou bastante responsável, e meu pai me deu uma Marva modelo UFO50 preta, e minha tia disse que eu tenho que andar com a nota fiscal se não a moto é apreendida,achei estranho o fato de ter no fundo da mesma a parte de emplacar e perguntei a meu pai, so que ele disse que não é necessário, mas so ando no raio de 1,5km de minha casa e moro no centro, próximo a rodoviária, comprei ontem dois capacetes, ando nela somente de tênis e gostaria muito de ter mais esclarecimentos da mesma, já que não quero ter o azar de ter minha moto apreendida.

    att

    Lucas Matheus Andrade Santos

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  3. Olá, prezado Lucas, agradeço seu contato e sua leitura do blog.
    A Bahia é o único estado que ainda não tem uma legislação especifica para os ciclomotores, assim enquanto não se aprova nenhuma lei você pode usar sua Marva modelo UFO 50, tranquilamente pelas rua de Feira de Santana, mas atenção sua tia tem razão quando ela diz: que que sua UFO pode ser recolhida caso não tenha em mãos a nota fiscal, caso um policial te pare para saber informações do ciclomotor você não poderá provar, portanto esta é a prova que o ciclomotor pertence a você.
    Quanto a andar próximo a sua casa fique tranquilo, você pode e dever deslocar-se por toda a cidade, sempre obedecendo o trânsito como qualquer outro veículo, assim parar no sinal vermelho, da preferência ao pedestre, pilotar pela faixa da direita, pois seu veiculo é de baixa velocidade e etc, assim você colabora com o desenrolar do trânsito da cidade, preste atenção evite pilotar pelo anel de contorno, pois este é rodovia federal e BR 324 e 116, além das rodovias estaduais como BA 052, 502 e outras que cortam o nosso Município.
    Te parabenizo por usar capacete e tênis, assim será um excelente piloto consciente de que os itens obrigatórios não são apenas para serem usados com enfeites, mas para salvar nossas vidas em caso de acidentes.
    Sobre a Secretaria Municipal de Transportes, ela tem função administrativa de manter a boa fluência do trânsito, evitar que veículos estacionem em locais proibidos, multar que desrespeita a sinalização vigente, apreender veículos que fazem transporte de pessoas sem a devida autorização entre outras.

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  4. Olá, irei fazer 17 anos e pretendo comprar uma Joy/Joy Plus da empresa Ditaly ! Ela é sendo bastante popular nos lugares onde passo... Me considero ao meu ver, responsável, porém estou na duvida se precisa mesmo de emplacamento e habilitação pois algumas pessoas estão me dizendo que não precisa. A Ditaly - Joy/Joy Plus é de 49cc e a velocidade máxima é 50 km/h. Obrigado desde já.

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    1. o estado da Bahia, juntamente com as prefeituras já estão se organizando para emplacar as 50cc's, o ideal é que pilote com capacete e com calçados fechados, além de mantar todos os itens de seguranças como: retrovisor, rabeta, os piscas, faróis e outros sempre conservados, fazer a sinalização correta nas vias e não invadir sinais fechados etc.

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    2. Ola Souboy , vejo que vc ta por dentro do assunto , entao, sera que vc sabe se existe alguma lei municipal onde diga que nao precisa emplacar a 50cc's??Ja fiz uma busca pela net , mas nao encontro !

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    3. Olá anônimo, não existe nenhuma lei isentando os ciclomotores de serem emplacados, porém no link abaixo, o texto é bem claro, (página 03) onde não tiver lei regulamentando os ciclomotores, a circulação deste é permitida, porém usando todos os equipamentos de segurança, no estado da Bahia, apenas a cidade de Salvador tem uma lei municipal que regulamenta os ciclomotores, abaixo segue o link com a divulgação da lei no diário oficial.

      http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=75024896538B3585ADF0017F582FF651.node2?codteor=906662&filename=PL+1994/2011.

      http://www.sucom.ba.gov.br/legislacao/lei8289_2012.pdf

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  5. oi pessoal vcs sabem que as 50cc estáo sendo emplacandas agora em maceió também pois é fiquem atentos com os guardas p náo levarem uma multa. fui.

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    1. na Bahia o cerco está fechando estão querendo emplacar também.

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  6. Oi, eu acho que se o governo está obrigando que a pessoa faça o emplacamento dos ciclomotores até 5o.cc,que seja habilitado, maior de 18, que pague ipva, seguro obrigatório, licenciamento anual, que não ande em rodovias, etc...
    A pergunta que eu faço, é: Qual a vantagem de ter um ciclomotor no valor de R$3.500,00.
    Já que eu vou ter que arcar com todas estas obrigações, coloco mais R$1.500,00 e compro uma moto mais potente (Honda CG125cc, ou um carro de usado por ex.)pois com com o mesmo custo e obrigações eu fico bem melhor motorizado.

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    1. Prezado leitor sua pergunta é bem interessante, porém quando as pessoas começaram a comprar as cinquentinhas não tinham obrigação de pagar nada além da própria moto 50cc e pronto, mas com a crescente venda o governo e as montadoras de motos grandes e potentes perceberam que desta forma todos migrariam para as motos de baixa cilindrada e automaticamente iria cair as vendas das motos de grande potência como as 125, 150....,além da maioria dos condutores destas motinhas serem menores de 18 anos que é proibido no Brasil pessoas com idade menor que 18 anos pilotar motos, também existe um agravante que são condutores que depenam as 50ccs retirando seus retrovisores, rabetas, não usam capacetes e muitos trocam os blocos dos motores por motos tipo POP 100 para correr mais, além dos avanços de sinal vermelho, pilotar na faixa errada. isto tudo porque não tem emplacamento e automaticamente não pagam multas.
      Resumindo quem comprar um ciclomotor e for emplacar ficará no prejuízo, pois um moto de 50ccs R$ 3.500,00, pagando tudo fica por R$ 450,00 o primeiro emplacamento, aconselho comprar uma 125 ou 150.

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  7. Cara gostaria de postar no motolegal.com e no Jornal Moto Legal

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    1. prezaado Lomanto, assim que publicar me manda o link quero divulgar. abraços

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  8. Esse artigo de sua autoria , colocarei os seus créditos da matéria.

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    1. agradeço o interesse pela matéria todo texto é meu sim, vou acessar seu site e ver minha matéria.

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  9. Olá! gOSTEI DA SUA POSTAGEM. Eu tenho 16 anos e gostaria de saber se eu posso adquirir uma Jonny Hype 50cc. Ela me facilitaria muito na locomoção para estudar. Eu moro no municipio de campos dos goytacazes-rj e vejo muito gente circulando com ciclomotores mas não sei como relmente funciona as regras aqui no interior do Rio. Desde já obrigada! E parabéns pela postagem!
    Larissa

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  10. Olá prezada Larissa, agradeço sua leitura, quanto a legislação para ciclomotores varias de estados para estado, assim aconselho procurar o DENATRAN OU CIRETRAN de Campos para maiores informações, o que posso te adiantar é que pessoas menores de 18 anos não podem pilotar motocicletas no Brasil, mas como as leis ainda não estão sendo aplicadas para ciclomotores em todos Brasil você poderá pilotar reservando os esquipamentos obrigatórios como: CAPACETE, RETROVISORES, RABETAS, E USAR CALÇADOS FECHADOS e principalmente respeitar as leis de transito pilotando pela faixa da direta e não atravessar sinal vermelho.
    abraços!

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  11. Olá amigo, vejo que este realmente é um dilema por todo o país e é muito valido a sua matéria, no entanto discordo quando diz que o CTB( Código de Trânsito Brasileiro) considera o ciclomotor como automotor, pois de acordo com o ANEXO I do CTB, vejamos:
    CICLOMOTOR - veículo de duas ou três rodas, provido de um motor de combustão interna, cuja cilindrada não exceda a cinqüenta centímetros cúbicos (3,05 polegadas cúbicas) e cuja velocidade máxima de fabricação não exceda a cinqüenta quilômetros por hora.
    então agora vejamos o artigo 24 inciso XVII:
    Art. 24. Compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição:
    (...)
    XVII - registrar e licenciar, na forma da legislação, ciclomotores, veículos de tração e propulsão humana e de tração animal, fiscalizando, autuando, aplicando penalidades e arrecadando multas decorrentes de infrações;
    aqui fica bem claro que o código fala do ciclomotor,
    agora vamos ver o artigo 120:
    Art. 120 -Todo veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semi-reboque, deve ser registrado perante o órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal, no Município de domicílio ou residência de seu proprietário, na forma da lei.
    veja que neste artigo onde fala que os veículos devem ser registrado junto ao órgão estadual não fala ciclomotor; continuamos então a analisar o código agora em seu artigo 129:
    Art. 129. O registro e o licenciamento dos veículos de propulsão humana, dos ciclomotores e dos veículos de tração animal obedecerão à regulamentação estabelecida em legislação municipal do domicílio ou residência de seus proprietários.
    veja que novamente ele ressalta o ciclomotor, e que o registro obdecerar legislação municipal.
    Para finalizar a distinção entre ciclomotor e veículo automotor mais um artigo que traz a distinção
    Art. 130. Todo veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semi-reboque, para transitar na via, deverá ser licenciado anualmente pelo órgão executivo de trânsito do Estado, ou do Distrito Federal, onde estiver registrado o veículo.
    mais uma vez o código não fala ciclomotor, neste artigo se tratando de licenciamento anual.
    Mas se tratando da necessidade de Habilitação ACC ou A e uso de capacete isto esta correto.
    um abraço cleito, e temos que debater esse tema que ainda deixa dúvidas.

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  12. Policia de Transito9 de abril de 2012 19:48

    Caro, souboy considero iresponsavel suas colocações quando se tratar de menor de 18 anos na condução de ciclomotores é so dar uma olhada no artigo 168 do CTB que é de 1997 e vale para todo Brasil no tocante a ACC Auzação para Conduzir Ciclomotor. o que os municipios podem e devem regulamentar é a questão do registro e licenciamento

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  13. prezado,(policia do transito) na cidade de Feira de Santana - BA, qualquer pessoa pilota ciclomotor, e o poder público não faz a sua parte que é regulamentar os ciclomotores, em momento algum digo que os menores de 18 anos poder pilotar motos, e sim os ciclomotores nas localidades em que os municípios ainda não acenaram para uma política voltada para emplacar os ciclomotores.

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  14. Oi, tenho 16, eu estava interessado na compra de um Kit motor de 50cc, com a velocidade max de 50km/h. Moro em Vitória da Conquista BA, e gostaria de saber se eu preciso ter mais de 18 anos ou possuir carteira de motorisata.

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  15. olá Xande o correto seria você ter carteira de motorista, porque no Brasil para pilotar o jovem deve ter 18 anos, mas caso compre pilote sempre com capacete e calçados fechados mantenha o ciclomotor completo com retrovisor e rabeta, lembe-se a segurança é pra você, se você não se protege será vítima.

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  16. dj-silva2011@hotmail.com7 de junho de 2012 23:02

    tenho uma 5occ da shynerai e troque da sua carenagem retrovisor e rabeta pneus farou pisca e ainda nao tem placa ela ficou igual a fan 125 qual sera o problema quevou encontra pela frente na hora de coloca a placa e se vai da ou nao para plaquea eatou preucupado Daniel de BelÈm do parà

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  17. Dj Silva, você não tem uma Shineray 50cc e nem tão pouco uma fan 125cc, sua moto é uma moto hibrida, ou seja, uma mistura que virou uma outra moto, mas voltando ao assunto sua moto perdeu a característica principal dela que é um ciclomotor, mas vale lembrar que se no Estado do Pará não exige obrigação de emplacar este tipo de veículo você poderá andar tranquilamente porém você será facilmente parado numa blitz e ai terá que explicar ao guarda o porque de tantas mudanças na moto, se for exigido emplacamento no seu estado para moto pequenas você terá que pagar para reclassificar.

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  18. tem data expecifica para com messa o empracamento

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    1. olá,segundo o código de trânsito brasileiro a competência para disciplinar este tipo de veículo são dos municípios, sendo assim, que deveria cobrar os emplacar das 50 cc's deveriam ser os municípios, mas como muitas cidades não tem estrutura para tal os estados estão assumindo a responsabilidade em cobrar os emplacamentos, vale lembrar que além da preocupação com o emplacamento é sempre bom usar o capacete, manter os retrovisores. Quanto a datas não existe, pois como falei cabe aos estados individualmente cobrarem dos pilotos.

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    2. LIGUEI PARA O DETRAN AQUI DO RJ E FUI INFORMADO QUE TENHO DE EMPLACAR E SER HABILITADO NA CATEGORIA ACC, QUE NA VERDADE PARA TIRAR A CARTEIRA ACC É O MESMO PROCEDIMENTO PARA TIRAR A CATEGORIA "A" ENTÃO SE CUSTA O MESMO VALOR E O PROCEDIMENTO DE EXAMES É O MESMO É MELHOR TIRAR A CATEGORIA "A" POIS COM ELA SE PODE GUIAR QUALQUER TIPO DE MOTO.
      RESOLUÇÃO CONTRAN 168 ARTIGO 2 E 4
      RESOLUÇÃO CONTRAN 169 ARTIGO 34
      LEIAM E TIREM SUAS DUVIDAS
      POIS OS VENDEDORES QUEREM VENDER ENTÃO ELES SÓ FALA PARA LIGARMOS PARA O DETRAN. MAS NA VERDADE ELES SABEM QUE TEM QUE EMPLACAR E SER HABILITADO.

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  19. Boa tarde, Souboy!
    Você saberia dizer se em Jacareí ou São José dos Campos (SP) há a obrigatoriedade de emplamento / habilitação? Onde posso buscar esse tipo de informação?

    Obrigado!

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    1. Olá, muito obrigado pela pergunta e por confiar no nosso blog, assim com em todo Brasil, informações deste tipo você vai encontrar no DETRAN ou na CIRETRAN da sua ou cidade ou região ou até na Secretaria ou Superintendência municipal de trânsito.

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  20. LIGUEI PARA O DETRAN AQUI DO RJ E FUI INFORMADO QUE TENHO DE EMPLACAR E SER HABILITADO NA CATEGORIA ACC, QUE NA VERDADE PARA TIRAR A CARTEIRA ACC É O MESMO PROCEDIMENTO PARA TIRAR A CATEGORIA "A" ENTÃO SE CUSTA O MESMO VALOR E O PROCEDIMENTO DE EXAMES É O MESMO É MELHOR TIRAR A CATEGORIA "A" POIS COM ELA SE PODE GUIAR QUALQUER TIPO DE MOTO.
    RESOLUÇÃO CONTRAN 168 ARTIGO 2 E 4
    RESOLUÇÃO CONTRAN 169 ARTIGO 34
    LEIAM E TIREM SUAS DUVIDAS
    POIS OS VENDEDORES QUEREM VENDER ENTÃO ELES SÓ FALA PARA LIGARMOS PARA O DETRAN. MAS NA VERDADE ELES SABEM QUE TEM QUE EMPLACAR E SER HABILITADO.

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  21. Parabéns Fernando por ligar para o DETRAN, órgão competente, que disciplina o trânsito nos estados, vale lembrar que meu primo adquiriu um ciclomotor Marva UFO 50cc, acreditando no vendedor que não precisava emplacar,na verdade é a tradicional conversa de vendedor que quer vender o produto de qualquer jeito, quanto a ACC, na verdade é uma habilitação que apenas serve pra quem não pretende um dia querer pilotar uma moto com velocidade maior, mas ninguém vai seguir os mesmos procedimentos de habilitação comum, pra ter acesso limitado a um veículo que pode apenas dirigir nas cidades e não nas estradas.

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  22. Segundo a lei nº 8.289/2012 publicado no dia 16/05/2012 pelo desprefeito João Henrique, para o município de Salvador, é obrigatório obter o Certificado de Licenciamento Anual e o Certificado de Registro do Veículo. Ou seja, acabou a festa das cinquentinhas sem placa. Não vai valer mais a pena comprá-las devido ao seu alto preço. O interessante é que a lei não diz o percentual que será cobrado para tais ciclomotores. É uma vergonha esse prefeito e essa Câmara de Vereadores que tanto prejudicam a população. Não investem em transporte público e ainda querem sobretaxar esses ciclomotores (que já são fraquíssimos) aparentemente deixando o preço da legalização igual ao das motocicletas de 100cc, 125cc, 150cc e por aí vai.
    Mais uma vez esse prefeito comete um desserviço para com a população (majoritariamente pobre) da cidade.

    Por aqui, só posso lamentar mas irei buscar mais informações dentro dos orgãos da prefeitura para me certificar se realmente me sinto na obrigaçao de emplacar. Não adianta nada ter a lei e não ter o orgão competente para se fazer cumprí-la.

    Leo

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  23. olá, caro Léo, fiquei sabendo por alto desta determinação da prefeitura de Salvador, porem não me envolvi muito neste tema, mas segundo reza o Código de Trânsito, cabe aos municípios e é de competência destes a regulamentação e administração em relação a fiscalização dos ciclomotores (50cc), ou seja, compete privativamente aos municípios registrar, licenciar, autuar e fiscalizar veículos ciclomotores, assim sendo, o município de Salvador esta seguindo os artigos 24, XVII, e 129, do Código de Trânsito Brasileiro, Para a condução de um ciclomotor (veículo de duas ou três rodas, de até 50 cc e até 50 km/h), é necessária a Autorização para conduzir ciclomotor(ACC), obtida após o devido processo de habilitação, conforme previsto na Resolução do CONTRAN nº 168/04.

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  24. EU ainda nao entendi como vai ser essa fiscalização. Nessa lei,no Art 7º está escrito: "Fica o Poder Executivo autorizado a firmar convênios necessários à consecução dos objetivos desta Lei". É o Estado quem vai assumir essa fiscalização? QUando será implementada?

    O que me preocupa não é nem o fato de dirigir sem carteira (eu acho que realmente as pessoas precisam de um curso antes) mas, a obrigatoriedade de se licenciar tais ciclomotores e ainda emplacar. Não é viável desse jeito investir num ciclomotor.

    http://www.sucom.ba.gov.br/media/126708/lei%208.289_2012.pdf

    Esse ai em cima é o link da Lei.
    Obrigado amigo!

    Leo

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    1. olá amigo leitor Léo muito obrigado pelo link, eu li e vamos destrinchar, como citei no comentário anterior os artigos 24, XVII, e 129, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), compete privativamente aos Municípios registrar, licenciar, autuar e fiscalizar veículos ciclomotores, assim sendo, a prefeitura de Salvador esta fazendo a parte que lhe cabe, porém vale destacar e ressaltar que os arts. 120 e 130, do CTB, não podem incidir em detrimento da norma de caráter específico prevista no art. 24, inciso XVII, que dispõe sobre a competência para licenciar e registrar veículos ciclomotores, enquanto aqueles artigos disciplinam o registro dos veículos automotores. a competência municipal comentada no art. 24, inciso XVII, não pode ser delegada ao Estado por meio de convênio, mas somente por lei específica. Resumindo na lei diz convênios, se for convênios é ilegal é validado apenas por lei, baseado neste artigo uma liminar proibiu o estado de Pernambuco apreender qualquer ciclomotor.

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  25. O que me deixa mais enjuriado é de nós que somos menores (entre 16 e 17 anos) temos "juizo" suficiente para colocar vagabundo no poder, mais na hora de abrir uma micro empresa, conta bancária, tirar carteira, não temos direitos...Absurdo, essa merda desse País!

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  26. quando se fala em eleição,eles permitem que vocês votem, mas em tudo tem que ser maior de idade, justamente porque os jovens são susceptíveis a serem mais enganos com as conversas alheias, quanto a habilitação logo você terá 18 anos e poderá pilotar de boa.

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  27. Oi, moro e Montes Claros - MG - gostei da retro 50c da shineray - o vendedor q ñ é preciso emplacamento nem cnh - vc pode me informar se essa info é verdadeira?
    Desde já, agradeço.

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  28. ola, o código brasileiro de transito exige a autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC)e ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pilotar ciclomotores, resumindo o ideal é que você seja habilitado com sua carteira de habilitação, pois você poderá pilotar sem problemas. Não caia em conversa de vendedor, ele somente quer vender seu produto tenha cuidado!!!!!!!!!!!!!!

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  29. em gravatai rio grande do sul precisa emplaca e vc sabe me dizer quanto eu vo paga por ano de ipva e seguro obrigatorio e uma 49ccc . obrigado !!!

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  30. Olá Rafael, depende muito do valor do ciclomotor, estes valores abaixo é para motos comuns, mas o correto seria entrar em contato com o DENTRAN ou CIRETRAN mais proxima para tirar as suas duvidas, custo aproximadamente que gastamos para emplacamento de uma motocicleta, 2% do valor da moto de IPVA, vai gastar em torno de R$ 250,00 de seguro obrigatório, outros R$ 90,00 de emplacamento e uns R$ 50,00 de licenciamento anual. Pode variar um pouco porque você paga pro-rata anual, 50 x 9/12 avos do licenciamento, por exemplo. a depender do estado, o IPVA pode ser parcelado.

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  31. Olá, eu sou Elisangela, tenho 25 anos, eu sou habilitada e pilotava uma cg 150 honda, mas, depois de sofrer um assalto a mão armada, decidi não pilotar mais esse tipo de moto, por ser muito visadas pelos bandidos daqui. Estive pesquisando aqui as 50cc's e gostei de uma Marva. Quero saber, se eu emplacar e fizer tudo direitinho conforme a lei, eu terei mais gastos do que eu tinha com a minha 150? Tipo.. IPVA, emplacamento e seguro, seria mais caro ou o mesmo preço? e sobre a Marva, vale a pena? me fale sobre essa moto, tenho medo de ter dor de cabeça, me disseram que quebra facil e as peças são dificeis de encontrar. Obrigada.

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    1. Olá,

      Elisângela, que pena que tenha sido vítima da violência no nosso país, quanto aos custos serão muito menores, já que o emplacamento é baseado no valor do veículo, o que voce perderá e a velocidade, pois estas motinhas nao correm muito, nao sei o seu estado, mas a maioria dos estados ainda nao tem uma lei específica para os ciclomotores de 50ccs, em relação as peças, ao menos aqui no estado da Bahia conheço dezenas de pessoasque tem está moto e nao quebra fácil e nem taopouco falta peças, varia de revendas, quanto mais motos vendidas mais investimento em peças. Quanto ao desempenho da Marva tenho um post neste blog, onde eu mesmo pilotei e comentei. clica no link http://www.cleitonsouboy.blogspot.com.br/2011/09/comentarios-e-avaliacao-do-ciclomotor.html

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    2. Obrigada Souboy, eu sou da Bahia, interior, aqui não é obrigatório ainda emplacar, mas eu decidi fazê-lo, prefiro andar com o documento certinho ao invés de uma nota fiscal, assim eu teho menos dores de cabeça com o seguro caso ocorra o sinistro novamente. E sobre o post falando da Marva, eu já tinha lido, mas, queria mais informações, estou com medo de ter dores de cabeça. Eu não corro muito, sou cuidadosa, nunca emprestei minha moto e faço todas as revisões dentro do prazo. Mas a seguradora me informou que no caso de faltar peças eles adaptam peças de outras marcas, isso faria eu perder a garantia do veiculo que é de um ano. A pergunta então é: sobre o matérial que é usado na fabricação, se são bons, se amassam com qualquer pancadinha? Os parafusos folgam rápido com a trepidação? Aqui tem muita estrada de paralelepipedo e isso causa muitas trepidações, a minha honda por exemplo, a cada revisão, tinha que reapertar ou trocar parafusos que desgastavam constantemente. E se eu colocar alarme a bateria dela aguenta? Não ando correndo, mas, penso que a qualquer hora pode haver necessidade, ela chega mesmo a correr 80km/h? Aque é muito comum haver furtos em estacionamentos, como retrovisores e descargas, eu encontro facilmente essas peças de outras marcas? Será que você pode me dar essas informações? Eu sou totalmente leiga nesses assuntos e morro de vergonha de perguntar aos vendedores, sempre penso que eles querem me enganar para vender o produto. (Mais uma vez, obrigada)

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  32. Olá, querida agradeço a confiança, vamos lá então, estas motos importada da China não tem realmente a durabilidade das motos da Honda, sou sincero em te dizer isto. As chances destas motos sucatearem são mais fáceis em função do material não ser o melhor aplicado no mercado, posso te falar com toda a certeza a moto é boa, chega aos 80km/h sim,mas na descida, já fiz uma viagem de 75km numa Marva modelo UFO 50, foi uma viagem demorada e cansativa, pois na subida ela perde muita força e a velocidade também cai. quanto as peças elas não quebram facilmente, não sei onde você mora, mas em Feira de Santana-Ba tem uma revenda Marva e lá tem peças e a mesma faz revisão e executa os serviços, quantos as ruas em paralelepípedo não tem moto que aguenta realmente, quanto a questão de colocar peças que não são delas, esta informação não deve ser de uma revenda, já ´que a empresa estaria infringindo a garantia da moto. vale lembrar que retrovisores, escapamentos (descargas) rabetas e partes plásticas não fazem parte da garantia, assim sendo, você pode trocar.

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  33. Obrigada Souboy, vc me ajudou mesmo.. Acho que vou comprar uma só pra quando precisar ir no centro, não dá pra ficar andando por ai a pé. Essa semana fui assaltada denovo, já é a quarta vez, não sei mais o que fazer. :(

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  34. eu moro em campos dos goytacazes quero saber a onde tirar licenciamento ? para 50 cc.

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  35. Olá, Anônimo, quanto ao emplacamento, o Artigo nº. 120 do (CTB) determina que "todo veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semi-reboque, deve ser registrado perante o órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal, no município de domicílio ou residência de seu proprietário, na forma da lei". Assim que, orientamos solicitar ao Detran/RJ o serviço de Primeira Licença do referido veículo.
    Por gentileza, obtenha informações sobre os procedimentos no Portal do Detran-RJ. Em Sites, clique: Veículos/ Serviços/ Primeira Licença.

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  36. Eu tenho uma grande duvidaa, eu moro em GOVERNADOR VALADARES, e aqui em GV nao tirar a carteira ACC entao eu fico na duvida se pode andar sem habilitação, e de menoor, essa e minhda duvida gostaria que alguem esclareçese ela pra mim ' !

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    1. Olá, Pablo, mesmo não sendo obrigatório a ACC, pessoas menores de 18 anos não podem conduzir veículos no Brasil, assim sendo, caso a polícia encontre você montado em um ciclomotor a mesma será recolhida para a Ciretran ou Detran da sua cidade,e uma pessoa habilitada, apenas poderá retirar do pátio, pagando o aluguel.

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  37. Sou Wellington, moro em Araruama Rj e tenho "AB" e quero uma Scooter Auguri SS50 mas ela tem (Cilindrada 49,6 ml), essa também tem de pagar IPVA, Placa, Seguro etc. Espero resposta. Abraços

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    1. olá, Wellington o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) juntamente com os DETRAN's delegaram aos municípios a fiscalização sobre os ciclomotores, se em Araruama não existir a obrigação de emplacamento você poderá pilotar tranquilamente deste que utilize todos os equipamentos de segurança, principalmente por você ser habilitado,deve pilotar correto.

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  38. Olá eu moro no df tenho 17 anos quero comprar uma joy 50cc eu posso pilotar sem a carta ?? desde já agradeço ..

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    1. Olá, Lucas, mesmo não sendo obrigatório a ACC, pessoas menores de 18 anos não podem conduzir veículos no Brasil, assim sendo, caso a polícia encontre você montado em um ciclomotor a mesma será recolhida para a Ciretran ou Detran da sua cidade e uma pessoa habilitada, apenas poderá retirar do pátio, pagando o aluguel.
      Abraços, obrigado pela visita ao site.

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  39. oi boa tarde eu gostaria de saber se é verdade ou mentira de uma concessionaria que ao comprar um moto traxx moby pode pilotar naturalmente pq já vem com o licenciamento no documento da pessoa que comprar tal produto citado aqui.

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  40. Depende do Estado e cidade, pois tem cidades, que é obrigatório o emplacamento e licenciamento, mas se onde você mora não e obrigatório emplacamento você poderá pilotar livremente, desde que esteja com os equipamentos obrigatório corretos, capacete, retrovisor e outros.

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  41. ola sou boy sou de juazeiro BA saberia se aqui precisa de emplacamento e habilitacao para pilotar uma 50cc

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  42. Olá, Matheus, na Bahia apenas Salvador, já tem regulamentado o emplacamento das cinquentinhas, assim sendo, em Juazeiro você pode pilotar sem problemas, mas cuidado, pilote sempre seguro com todos os equipamentos e acessorios obrigatórios.
    Em Salvador a lei entrou em vigor e caso alguém seja pego sem emplacamento está sujeito aos valores abaixo:
    multas e o emplacamento dão torno de R$ 700 reais
    ex:R$ 279,00 seguro obrigatório
    R$ 169,00 emplacamento
    R$ 80,00 da placa
    R$ 8,00 do selo
    R$ 50,00 IPVA
    R$ 120,00 despachante

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