sábado, 19 de setembro de 2009

Aprenda como criticar as mulheres

Aprenda como criticar as mulheres
Ela está gordinha? Com mau hálito? Chulé? Tenha tato e saiba como tocar no assunto sem magoá-la
Vladimir Maluf

É preciso pensar duas vezes antes de fazer uma crítica negativa a uma mulher. Caso você ache que a melhor coisa é ser sincero e falar na lata, esqueça! Muitos homens podem até preferir escutar logo o que precisa ser dito, mas isso não vale para elas.

“Quando você tem um relacionamento bem estruturado, não existe tanto peso para dizer o que está errado”, defende a psicanalista Elizandra Souza. Mas ela lembra que os homens podem (e devem!) ser educados ao falar algo desse gênero à companheira. “Não diga que a roupa está feia bem na hora que ela está usando. Escolha outro momento e um outro jeito... Por exemplo, você pode dizer que a roupa salientou a barriga, mas que existe aquele outro vestido que a deixa muito bem.”

Elizandra diz que, quando é alguma coisa mais grave ou que o homem sabe que ela vai ficar extremamente magoada, é preciso ter uma conversa mais séria e propor condições para melhorar. “Não adianta só apontar o defeito. A mulher precisa ter certeza que, apesar dos pequenos defeitos ou erros, o homem não deixou de amá-la e que estará pronto para ajudá-la”. Outra dica muito importante da psicanalista é elogiar sempre e fazer com que estes elogios sejam mais marcantes que os apontamentos dos erros.

Marina Vasconcellos, psicóloga, diz que a melhor forma é ir preparando o terreno. “Diga que tem algo que gostaria de falar, ‘numa boa’, sem que ela se ofenda, pois é para o seu próprio bem”, aconselha. “Mostre a ela o quanto mudaria para melhor se conseguisse modificar esse aspecto, tanto para relação quanto para ela própria. Deixe claro que gosta dela, mas esses detalhes atrapalham e há formas de amenizá-los.”

Uma exceção, para Marina, é quando a sogra é uma mala. “Deixe claro que há aspectos nela que você não gosta, atitudes com as quais não concorda, e é melhor ficar o mais distante possível para evitar atritos”. Marina diz, ainda, que é possível falar que não gosta da sogra. “Ninguém é obrigado a gostar de outra pessoa só porque faz parte da família agregada, mas o convívio deve ser o mais tranquilo possível”. Em suma, se a mulher consegue dar uns toques na mãe e ela melhorar o comportamento, ótimo. Do contrário, abra o jogo e não se obrigue a conviver com ela.

Ela está gordinha

Uma boa saída é se colocar na mesma situação que ela: diga que vocês estão ficando fora de forma, que era uma boa ideia começarem a malhar juntos, senão, vão chegar à velhice como um casal gordinho.

Mau hálito

Mostre-se preocupado. Afinal, o mau hálito pode denunciar problemas de saúde. Siga a dica de Marina, dizendo que precisa dizer algo sério, para o bem dela...

Pé com chulé

Culpe o sapato. Diga que esse tipo de material é péssimo porque causa mau cheiro. Por experiência própria, passou a usar um talco infalível e diga qual é! E, claro, com as dicas anteriores: seja sutil.

A mãe dela é uma mala

Tenha uma conversa séria com sua amada. Veja se a sua mulher pode interferir nisso. Se não for possível, explique com jeitinho e evite a convivência.

fonte:http://estilo.ig.com.br/noticia/2009/09/17/aprenda+como+criticar+as+mulheres+8321925.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário