sábado, 24 de outubro de 2009

CINCO FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER X CIRQUE DU SOLEIL

Cinco forças de Porter
O modelo das Cinco Forças de Porter foi concebido por Michael Porter em 1979 e destina-se à análise da competição entre empresas. Considera cinco factores, as "forças" competitivas, que devem ser estudados para que se possa desenvolver uma estratégia empresarial eficiente. Porter refere-se a essas forças como microambiente, em contraste com o termo mais geral macroambiente. Utilizam dessas forças em uma empresa que afeta a sua capacidade para servir os seus clientes e obter lucros. Uma mudança em qualquer uma das forças normalmente requer uma nova pesquisa (análise) para re-avaliar o mercado.
Porter avalia que a estratégia competitiva de uma empresa deve aparecer a partir da abrangência das regras da concorrência que definem a atratividade de uma indústria

Cirque du Soleil
Não importa para onde você olhe, o Cirque du Soleil é um grande sucesso. Em pouco mais de 20 anos ( a Companhia foi criada em 1984), conquistou uma posição única na indústria do entretenimento, visitou cidades em todo o mundo e recebeu críticas espetaculares. O Cirque também está muito bem financeiramente: seus ganhos estão estimados em US$ 1 bilhão, as vendas anuais de ingressos ultrapassaram US$ 450 milhões, e mais de 40 milhões de pessoas ao redor do mundo já assistiram a pelo menos um de seus espetáculos.
Cirque Du Soleil é mais que um circo é um espetáculo, e por está muitos anos luz a frente concorrentes dos não permite qualquer possibilidade de ameaças dos mesmos, já que é insuperável em suas apresentações e estratégicas.
As cinco forças competitivas de Porter, Cadeia de valor e Estratégias Genéricas, aplicadas ao Cirque Du Soleil, fazem deste circo um exemplo de inovação no âmbito de entretenimento.

Poder Negocial dos clientes
Pelo que se percebe neste circo o poder de barganha dos clientes inexiste, pois o fato de serem únicos e toda sua inovação tem como foco sempre o cliente justamente por está na vanguarda do seu mercado e não existir outro concorrente a sua altura no mesmo ramo os clientes não conseguem aderir a outros fornecedores de entretenimento, isto o coloca no topo e obtendo extrema vantagem competitiva.
Ameaça de produtos substitutos
O circo citado é muito dinâmico com uma metodologia impar e praticamente insubstituível, o mesmo está na vanguarda do seu mercado, sempre criando, re-criando e gestando novos espetáculos (apresentações). Em cada nova temporada desvelando novos conceitos, com isto pode-se compará-lo as grandes organizações que quando percebem que seu produto está ficando obsoleto o modificam desenvolvendo outro produto mais adequado.

Ameaças de novos entrantes
Este ramo ao qual o Cirque Du Soleil esta inserido é muito fechado e ainda mais então com o estilo impresso pelo Soleil torna este mercado praticamente impossível nos próximos anos para surgir algum competidor, pois seu estilo e qualidade são singulares e inovadores, cortinando qualquer possibilidade de novos concorrentes neste mercado de shows e entretenimento.
Para um novo entrante tentar persuadir a clientela do Circue Du Solei deve investir muito em pesquisas e tendências, pois como sabemos existe um forte relacionamento entre circo e cliente, os neófitos teriam ainda que criar algo extremamente sustentável, já que vão recriar laços com estes jovens parceiros.

Poder Negocial dos fornecedores
O entretenimento sempre proporcionou lucros e benesse e poder antever os horizontes e futuras demandas, faz do Soleil um forte parceiro para qualquer organização, pois o mesmo está sempre no ápice das tendências e tê-lo na carteira de parceiros é muito relevante para qualquer empresa, assim cria-se um vínculo afetivo reduzindo alguma compressão nos seus espetáculos, que são sempre diferenciados, isto permite formar um círculo sempre forte.

CADEIA DE VALOR E ESTRATÉGIA GENÉRICAS

Pelo que se percebe neste circo não há nenhuma possibilidade de qualquer concorrente entrar neste negócio, justamente por ser muito especifico não existe nenhum outro a sua altura e esta organização tem um privilégio exclusivo, logo a mesmo cria então uma estratégia diferenciada das demais, isto só existe por serem extremamente criativos no que fazem.
O Circo opta por um preço mais alto, pois são os melhores em qualidade, produtos e serviços diferentes e isto garante lucratividade e os melhores clientes
Assim como muitas outras empresas o Cirque Du Soleil terceiriza as atividades que não são fins da sua origem, com isso sua cadeia de valor é sempre eficiente, assim o nível das especialidades do circo são sempre as melhores, pois há um esforço nesta presteza e assim mantém seu gigante poderio financeiro e sua clientela no ápice.
O circo citado é um case de extrema relevância para qualquer empresa ou profissionais que queiram desenvolver-se e manter-se no mercado, pois nos dias atuais deve-se buscar sempre a inovação em todos os sentidos.

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